Decanter para vinhos: o que é e como utilizá-lo

Publicado: 01/06/2023

Compartilhe essa matéria:

Capa

Você já ouviu falar sobre o decanter? Ele é um utensílio que pode fazer toda a diferença na hora de apreciar um bom vinho! Além de purificar a bebida, removendo as impurezas presentes, ele é capaz de realçar as notas aromáticas e gustativas do vinho, transformando cada gole em uma experiência sensorial única e inesquecível.

Se você é um apaixonado por vinho, precisa saber tudo sobre o decanter e como utilizá-lo para obter o máximo de sabor e aroma em cada taça. Então, continue a leitura para descobrir os segredos desse item que pode elevar sua experiência gustativa a um patamar superior!

Como é um decanter de vinho


Durante muito tempo, a produção de vinho era um processo mais rudimentar e menos eficiente em termos de filtragem e clarificação. Isso resultava no acúmulo de sedimentos e partículas indesejáveis como subproduto da prensagem ou fermentação das uvas. Foi então que surgiu o decanter, um recipiente que conta o gargalo estreito, remetendo a um funil. Além disso, seu fundo é largo e achatado para abrigar a bebida.

Antigamente, o decanter era produzido em materiais como cerâmica, bronze, prata e ouro, mas atualmente é mais comum encontrá-lo em vidro ou cristal, o que permite apreciar a coloração e o brilho do vinho. Seu uso tornou-se popular tanto em restaurantes de alta gastronomia quanto em lares de entusiastas da bebida.

Com o avanço das técnicas de produção de vinho, a quantidade de sedimentos presentes na bebida tem se tornado cada vez menor, principalmente nos vinhos mais jovens. No entanto, o decanter ganhou uma nova função que se mostrou tão importante quanto a sua função original de separar os sedimentos.

Ao ser aerado no decanter, o vinho é oxigenado e as moléculas de aroma e sabor são liberadas, tornando a bebida mais complexa e agradável ao paladar. Além disso, o decanter permite que o vinho respire e se desenvolva, potencializando o seu sabor e aroma.

Quando utilizar o decanter?

O processo de decantação do vinho é uma técnica que deve ser utilizada com cautela e de acordo com as características de cada bebida. O decanter não é indicado para todos os tipos de vinhos, já que o processo de oxigenação pode afetar negativamente as características da bebida. Confira quais vinhos podem passar pela decantação! 

Vinhos jovens

Para melhorar a qualidade de vinhos jovens, especialmente tintos, é comum o uso do decanter para eliminar o dióxido de enxofre, que pode deixar um odor indesejável na bebida. O decanter acelera o processo de oxidação, eliminando assim o aroma desagradável.

Para decantar o vinho jovem, basta despejar todo o conteúdo da garrafa no decanter e aguardar entre cinco e dez minutos. É importante ressaltar que o tempo de oxidação não deve ser muito prolongado, pois pode alterar significativamente as características da bebida.

Vinhos especiais ou de guarda 

Muitos vinhos precisam de tempo de guarda para se desenvolverem completamente e atingirem o ponto ideal de consumo. Além disso, após anos na garrafa, algumas bebidas precisam de oxigenação para suavizar os taninos e abrir seus aromas. 

É nesse ponto que o decanter se torna um aliado dos apreciadores de vinho. Ao acelerar o processo de oxidação, ele permite que os vinhos alcancem sua máxima expressão mais rapidamente, sem precisar esperar longos anos na adega.

Se você quer desfrutar de um vinho mais equilibrado e aromático, experimente decantá-lo por alguns minutos antes de servir. Mas lembre-se, nem todos os vinhos são adequados para a decantação, então certifique-se de verificar as recomendações do produtor antes de usar o decanter.

Processo de decantação

A decantação é uma questão de gosto pessoal e pode variar de acordo com o vinho e as preferências de cada pessoa. Mas existe um passo a passo para realizá-la da maneira correta. Confira! 

1. Posicione o decanter: coloque-o em uma superfície plana e nivelada, longe de fontes de calor ou frio excessivo.

2. Abra o vinho: remova a rolha do vinho e, se possível, limpe a boca da garrafa com um pano limpo.

3. Despeje o vinho: com cuidado, despeje o vinho na abertura do decanter. Se ele  tiver sedimentos, pare de despejar quando chegar perto do fundo da garrafa para evitar que entrem no decanter.

4. Aguarde: deixe o vinho descansar no decanter por um período de tempo que varia de acordo com o vinho em questão. Um bom ponto de partida é de 30 minutos a uma hora, mas vinhos mais antigos ou delicados podem precisar de mais tempo.

5. Sirva: depois de aguardar o tempo necessário, sirva o vinho no copo ou taça desejado.
Agora que você já sabe o que é decanter é todo o processo de decantação, que tal complementar seu momento de degustação com vinhos de alta qualidade produzidos com a combinação perfeita de tradição e tecnologia? 

Na Don Abel, você encontra uma ampla variedade de vinhos premiados nacional e internacionalmente, produzidos a partir de um processo artesanal que valoriza cada detalhe. Escolha o seu favorito em nossa loja virtual e experimente sabores únicos que vão surpreender o seu paladar. E não se esqueça de utilizar o decanter para aprimorar ainda mais a sua experiência de degustação.

Fundo newsletter
Fundo Vinícola
Logotipo Don Abel

Você tem mais de 18 anos?

DESCULPE, PARA ACESSAR NOSSO SITE VOCÊ PRECISA SER MAIOR DE 18 ANOS.

A Don Abel apoia o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
Para visitar nosso site você deve ter idade legal para consumo delas. Aprecie com moderação.

Desenvolvido por Créditos Agência Gesto